Blog

14 Dicas para poupar água e energia

Segundo algumas organizações ambientalistas, cerca de 16% do consumo de energia em Portugal tem lugar dentro das habitações. É um número elevado, mas que pode ser reduzido com algumas dicas fáceis.

Se ainda não olhou bem para estes artigos de dicas e conselhos, fica um alerta. A eficiência e poupança energética representará é um fator cada vez mais importante para a sustentabilidade económica das famílias.

 

Fique com 14 dicas para poupar energia e água e recorde outros conselhos de poupança.

1. Desligue as luzes sempre que uma divisão está vazia, nem que seja por 1 minuto.

2. Substitua lâmpadas incandescentes pelas economizadoras, não espera pela altura em que as primeiras cheguem ao fim de vida. Há lâmpadas que poupam mais de 80% em energia. Este gesto permitirá reduzir em 25% o consumo energético anual.

3. Desligue – mesmo – os aparelhos eletrónicos, uma vez que estes continuam a consumir eletricidade no modo standby.

4. Retire o carregador do telemóvel da tomada quando o seu aparelho estiver carregado. Ele continua a consumir energia.

5. Cozinhe com tachos tapados, para evitar perdas desnecessárias de calor.

6. Descongele os alimentos com antecedência, evitando assim utilizar o micro-ondas.

7. Prefira programas económicos das máquinas de lavar loiça e roupa, que gastam menos água e energia, especialmente se os utilizar com a carga máxima.

8. Evite a pré-lavagem e opte pelos programas de baixas temperaturas.

9. Aproveite o Sol e abdique das máquinas de secar roupa.

10. Reduza o tempo de abertura do frigorífico, que é responsável por 20% do consumo total deste equipamento. Assim, irá também levar à diminuição da acumulação de gelo, aumentando a capacidade de refrigeração e congelação.

11. Opte pela tarifa bi-horária, um período em que a eletricidade é mais barata, sobretudo à noite.

12. Na hora do banho, pense nos litros de água desnecessários que irá gastar. Prefira um duche rápido a um banho de imersão.

13. Feche a torneira quando se ensaboa ou lava os dentes.

14. Opte por autoclismos com dois volumes de descarga, um de três e outro de seis litros. Se não quiser comprar um autoclismo novo, coloque uma garrafa cheia de água no respetivo depósito, diminuindo assim o volume total de cada descarga

17/03/2015

11 dicas para poupar eletricidade neste Inverno

Há que começar a olhar para a poupança energética com outros olhos. Hoje deixamos-lhe 11 dicas para poupar energia sem perder qualidade de vida, num Inverno que promete ser rigoroso.

1. Monitorize a energia.

É uma tendência global nos sites e agregadores de sustentabilidade, o que demonstra a utilidade deste género de equipamentos.

O sucesso destes aparelhos está garantido, sobretudo, porque é difícil saber exatamente onde estamos a gastar energia – quando mais poupá-la. Aparelhos como o de sugestivo nome Kill-a-Watt são baratos e podem poupar muita energia.

O Google também tem uma aplicação para medir a utilização de energia.

2. Declare guerra ao stand-by.

Se consulta normalmente este tipo de artigos, já sabe que colocar um objeto em stand-by – ou, por exemplo, não recolher o carregador do telemóvel da ficha – não evita que este continue a gastar energia. Para poupar energia há duas soluções: a primeira é desligar completamente os aparelhos – o que, diga-se de passagem, é ligeiramente… chato. A segunda é um bloco de tomadas que desliga automaticamente a corrente de eletricidade dos computadores e outros gadgets quando estes não estão a funcionar.

3. Mude todas as suas lâmpadas convencionais para LED.

É uma das dicas clássicas da eficiência energética. As lâmpadas LED consomem 80% menos energia que as convencionais e duram até mais 25 vezes. Está tudo dito.

4. Invista num termóstato inteligente.

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda paga para ter a sua casa aquecida quando… não está lá ninguém. Ao investir num termostato inteligente, como o Ecobee, pode programar os sistemas de aquecimento e arrefecimento da sua casa para quando precisa deles.

5. Vista-se para o Inverno.

Num mundo ideal, estaríamos sempre de t-shirt e calções, em casa, em qualquer estação do ano. Mas não só não estamos num mundo ideal como temos, urgentemente, que começar a pensar em poupar energia. Por isso, vista-se para o Inverno – camisola, calças e meias quentes, mas pode dispensar o "kispo" – e, sempre que possível, evite ao máximo utilizar equipamentos de aquecimento.

6. Faça uma auditoria energética à sua casa.

Hoje há já várias empresas, que fazem auditorias energéticas às casas, sobretudo para perceber onde poderá existir uma fuga de calor. Melhorar o desempenho energético significa ficar com um pouco mais de dinheiro ao final do mês. E uma casa mais quente no Inverno.

7. Agarre e isole o calor.

Esta dica, que vem na sequência da anterior, explica que metade do aquecimento e arrefecimento da nossa casa escapa pelas paredes, janelas, chão ou teto das respetivas divisões. Sem o isolamento correto, os custos energéticos disparam. Chame os profissionais e agarre o calor.

8. Invista em vidros duplos.

A grande maioria das casas deixa sair o calor através das janelas. Ao investir nuns vidros duplos ou triplos está a tornar a sua casa confortável e menos dispendiosa.

9. Use as persianas e estores de forma inteligente.

Por vezes, passamos tanto tempo a perceber como podemos poupar na fatura da energia que nos esquecemos de coisas básicas, como abrir os estores e persianas de dia, no Inverno, para deixar entrar o Sol – e baixá-los no Verão. À noite, no Inverno, a ordem é para fechar, para não deixar sair o calor.

10. Está a cozinhar? Desligue o aquecimento.

Todos sabemos que o Inverno e a chuva fazem-nos ficar mais tempo em casa, a brincar com as crianças, a divertir-se no Facebook ou, simplesmente, a ver um bom filme antigo e que nos recorda um tempo em que estudávamos a Grécia como um exemplo de genialidade política, arquitetónica e cultural.

E, claro, cozinhamos com mais tempo e fazemos bolos. Durante esta hora e meia, porque não pensa em desligar o aquecimento e ficar pela cozinha? O calor do forno vai aquecê-lo(a) e o cheiro, caso tenha jeito para a cozinha, levá-lo ao céu.

11. Contate a Yebra & Simões.

Se quiser implementar alguma das sugestões aqui expostas, não hesite, contate-nos, é que temos várias obsessões. Uma delas é a eficiência energética, por isso estamos a tentar informar e levar as pessoas a mudarem os seus hábitos energéticos.

Consulte-nos.
Invista na eficiência energética.

17/03/2015